Abrindo o Livro de Cabeceira

estado bruto * estado puro





Livros

Livro 1
Livro 2
Livro 3
Livro 4
Livro 5
Livro 6
Livro 7
Livro 8
Livro 9
Livro 10
Livro 11
Livro 12
Livro 13
Livro 1b
Livro 2b
Livro 3b
Livro 4b
Livro 5b
Livro 6b
Livro 7b
Livro 8b
Livro 9b
Livro 10b
Livro 11b
Livro 12b
Livro 13b
Livro 1c
Livro 2c
Livro 3c
Livro 4c
Livro 5c
Livro 6c
Livro 7c
Livro 8c
Livro 9c
Livro 10c
Livro 11c
Livro 12c
Livro 13c
Livro 1d
Livro 2d
Livro 3d
Livro 4d
Livro 5d
Livro 6d
Livro 7d
Livro 8d
Livro 9d
Livro 10d
Livro 11d
Livro 12d
Livro 13d
Livro 1e
Livro 2e
Livro 3e
Livro 4e
Livro 5e
Livro 6e
Livro 7e
Livro 9e
Livro 10e
Livro 11e
Livro 13e
Livro 1f
Livro 2f
Livro 3f
Livro 4f
Livro 5f
Livro 6f
Livro 7f
Livro 8f
Livro 9f
Livro 10f
Livro 11f
Livro 12f
Livro 13f
Livro 1g
Livro 2g
Livro 3g
Livro 4g
Livro 5g





Monday, March 31, 2003

 

Vi 5 min em SP em outra cidade, em outro país, em outro formato. Achei o máximo.


-kikks 6:28 PM

 

Wanderlust
Número de caracteres:0



by Troy M. Litten


-kikks 5:58 PM

Friday, March 28, 2003

 

Deep blue
Número de caracteres: 473
(para quem leu e viu a coluna da Bia e do Alê)


Meu “HD corpóreo” só tem tons de azul. Passei o dia inteiro procurando uma imagem que os ilustrasse. Decodifiquei. É claro que havia uma referência, alguns olhos e céus por trás disso. Achei a imagem meio por acaso. Ficou tudo no terreno intocado, junto com a fuga para o almoço, cabelos molhados e uma desesperada vontade de acordar diferente. De comer no mesmo restaurante de todos os dias com outros sentidos, que não me pertencem, mas que hoje usei como se fossem meus.


-kikks 11:29 PM

 

Caralho, a Bia tá mandando muito bem!


-kikks 11:10 PM

 

Eu me arrastando
Número de caracteres: 0



by Gian Di Sarno


-kikks 10:07 PM

 

Mil e uma utilidades
Número de caracteres: 209


“Você pode usar o pincel para fazer massagem.”
Minha cabeça virou. O que eu poderia esperar de uma pessoa que coloca luz vermelha na sala da minha casa e pendura as almofadas nas paredes como se fossem quadros?


-kikks 1:00 AM

 

Eu só quero a sua língua
Número de caracteres: 577


Fico imaginando quando tiver o domínio. Vou fazer miséria! Língua linda, sutil e precisa. Pausa para o café. ARIGATÔ, NIK. A caneca faz o maior sucesso e está sempre cheia. A sensei adorou todas as iniciativas que começaram com um passeio na Liberdade. Mergulhei em tantas coisas por lá que nem tinha me dado conta. Hoje a Rose (putz, sempre a Rose), usou uma metáfora para falar sobre resquícios de troca. “Eu vejo o pincel esparramando a tinta.” Eu vejo a tinta se espalhando, sendo absorvida. Quase sinto a textura dos papéis. Os que agora se colocam novos na minha frente.


-kikks 12:59 AM

Thursday, March 27, 2003

 

Não mexe com quem tá quietinho


-kikks 9:58 PM

Wednesday, March 26, 2003

 

Eu queria mais algumas horas. Para escrever no blog, tomar uma quantidade considerável de café por dia (sem cafeína, pliz), e escrever todos os textos que viram cifras.


-kikks 11:36 PM

Monday, March 24, 2003

 

Breve análise de uma fantasia
Número de caracteres 131


Não se trata apenas de metonímia, eu falei para todo mundo. Ele se vira de costas e eu grito. Gemido abafado pelo estalo do forno.


-kikks 4:01 AM

 

Movimento
Número de caracteres: 534


Se eu fosse registrar os últimos dias de maneira precisa, me perderia em sensações de vozes que chegam de surpresa. O barulho do vento sobre lírios do brejo e janelas abertas para pegar um pouco de frio e o cheiro do incenso queimando na terra. Em agrados que se revelam em meias xícaras da bebida proibida sobre uma toalha vinho. Por toques leves que deixam a minha visão amarelada, cor de papel envelhecido que sobe pela espinha. A agradável e insustentável rotina composta por chiados e interferências bem-vindas de todos os lados.


-kikks 4:01 AM

 

Soundtrack
Número de caracteres: 531


Ontem, o piano me fez lembrar de um filme chinês. O que escuto agora. Dá vontade de sair dançando pela cozinha. Sapato vermelho de salto bordado com linhas brancas. Melissa fervida presa em um vidro e gérbera vermelha dentro de um copo. Interrogação. Para quem é essa flor? Cheiros aqui de novo. Uma gota atrás de cada orelha. Uma gota no pescoço. Sem mordidas no calcanhar, darling, estou muito ocupada porque escrevo. Eu me sinto preenchida não só pela presença. É um calor de pele e de pêlos seguido de borrifada de água termal.


-kikks 4:00 AM

 

Notícias de Paris

à parte as manifestações anti-guerra, Paris é muito Sol, flores brotando nas mais variadas cores, o dia se esticando até mais de sete da noite.... E eu trabalho pertinho do Sena, posso passar meu horario de almoço do lado da ponte "alexander I"...que tem muitos anjinhos dourados.

essa semana devo ver "madame satã", "edificio master", "amarelo manga"...tudo no festival de cinema brasileiro que rola. Tem show da Elza Soares e tudo!!



-kikks 2:45 AM

 

Lamivudina.
Só para lembrar do nome do princípio ativo.


-kikks 2:10 AM

 

Pegadas
Número de caracteres: 332


Ainda tem tinta preta no indicador da mão direita. Resquícios de passeio, conversa, cafés, pincel e um pouco de caligrafia em papel de embrulho sobre uma mesa de bar. Na memória, o cheiro do nanquim e o gosto de garoa. Mesmo com tantos elementos (e por causa de todos eles), as vontades ficaram trancadas num quarto de hotel barato.


-kikks 2:10 AM

Friday, March 21, 2003

 

Pelo telefone
Número de caracteres: 40


Pelo menos um dia precisa ser entendido.


-kikks 10:27 PM

 

Dia de frases soltas.
(não consigo ir além disso)


-kikks 10:20 PM

 

Inconstância
Número de caracteres: 442


“Fez a promessa. Só comeria novamente peixe escalado quando Manuel voltasse. Escolheu três tainhas bonitas, limpou, besuntou com sal, arrumou bem o cordão e pendurou-as para secar ao Sol. Os peixes escalados seriam a marca presente do amor que sentia por aquele homem.
Nem bem estavam secas e as tainhas foram assadas e degustadas com a maior das gulas.
Quebrava promessas mais rápido do que esquecia amores ditos eternos.”
by Eduardo Burckhardt


-kikks 10:16 PM

 

É impressão minha ou escureceu mais cedo?


-kikks 10:11 PM

 

Encontro
Número de caracteres: 244


Almoço com luxúria. Casa, um par de botas, um casaco. Alguns cosméticos vitais, o computador, um ou dois livros. Depois táxi, avião, outro táxi. Estou atrás de um desconhecido. Me apaixonaria por tempo limitado e teria mais alguns dias de vida.


-kikks 7:24 PM

 

Hum, papaya.


-kikks 6:19 PM

 

Esqueci de dizer, mas o nome da minha nova obsessão é prímula.


-kikks 4:36 PM

 

Essa música é triste, mas faz alguns minutos que ela não sai da minha cabeça (de Red Hot + Rio)

a madrugada já rompeu
você vai me abandonar
eu sinto que o perdão
você não mereceu
eu quis a ilusão
agora a dor sou eu
pobre de quem não entendeu
que a beleza de amar
é se dar
e só querendo pedir
nunca soube o que é querer
para encontrar
eu sei que é preciso perdoar
foi você quem me ensinou
que um homem como eu
que tem por quem chorar
só sabe o que é sofrer
se o pranto se acabar


-kikks 4:34 PM

 

Bálsamo
Número de caracteres: 34


uma espécie de "orquídea fantasma"



-kikks 4:30 PM

Thursday, March 20, 2003

 

Voltei à fase bom dia, flores, bom dia, sol...


-kikks 7:14 PM

Wednesday, March 19, 2003

 

Tô passando mal, é muito ovo de páscoa.


-kikks 11:13 PM

 

Casquinha de ferida
Número de caracteres: 638


Em determinados momentos da vida, coisas mínimas viram teste de paciência. Hoje eu disse que nenhum ser humano deveria viver em temperatura inferior a 20º C. A não ser que tivesse muito, muito sol. Não, eu não sobreviveria sem energia elétrica. Gosto muito de escrever à mão. Mas o Shogun, teclado macio, ai, ai, ai. Eu não sobreviveria sem cigarros, chocolate ou cicatrizes. Sem meu pequeno samurai. Preciso de fio terra, sentidos, boa leitura. Preciso deixar de querer deixar de sentir. A cabeça já foi feita. Durante meses. Eu tenho que colocar algumas coisas em prática. A suavidade e a graciosidade sempre me levaram mais longe.


-kikks 11:13 PM

Monday, March 17, 2003

 

Água
Número de caracteres: 763


Lembrei da Joana no meio banho. Muita água nos ombros atrofiados. Então, fiquei pensando no matar uma para não matar a outra. É, talvez ela exista para eu me libertar. Ainda acho muito cedo (e pretensioso) discutir isso. Lembrei de outras coisas. O sol na varanda em um dia frio com lomo, tricô e muffins de gengibre. Meditei e vi a tattoo perfeita nas suas falhas com muita água caindo na pele. Lembrei do porquê da sua existência. Ainda consigo, de alguma maneira. Bem lá no fundo, ouvi On a Slow Boat to China. Pensei em Coco. Pensei em quem eu não queria ser e fui tomada por um milhão de diálogos mentais. Me senti mais bonita depois de duas lágrimas em cada olho. Espelho, cama, rua. A vida existe, mas nem sempre envolve você no edredom mais fofo do mundo.


-kikks 10:35 PM

 

Achei o sutiã!


-kikks 5:33 PM

 

Égua
Número de caracteres: 225


Fui tragada pela cena. Então, comecei a escrever. Um cigarro, dois, um copo d’água, chocolates. Capítulo 1. Capítulo 2. Foi na madrugada de pesadelos, água, tobogã, catracas de metrô e alguns sonhos perdidos que tudo começou.


-kikks 2:35 AM

 

Antes da chuva
(uma semana depois)
Número de caracteres: 198


O filme é sobre vida. O tempo todo mostrada como fragmentos perdidos em incompreensão, tristeza, isolamento, doença, insatisfação. Não importa de que maneira, era apenas isso que elas queriam viver.


-kikks 2:33 AM

 

Depois da chuva (parte 4)
Número de caracteres: 518


Ela chega aos poucos. Mais ou menos como o Musashi entra no quarto no meio da noite. Me lembro de respirar. Vejo a chuva, o fogo, a faca para todos os lados, em todas as direções. Então, a chuva pára e eu respiro fundo de novo e sai um suspiro sem intenção. A luz sempre. E nenhum som parece tão perfeito quanto a casca da cebola se desprendendo, e o cheiro, e as camadas que se desfazem, a sutileza, porque é tão fina e tão delicada. Assim, ela vai embora aos poucos. Assim, aos poucos, eu vou aprendendo a me cuidar.


-kikks 2:27 AM

Sunday, March 16, 2003

 

Domingo
Número de caracteres: 0



by Daniela Picoral


-kikks 7:11 PM

Thursday, March 13, 2003

 

Ritual moderno
Número de caracteres: 66


Água, pão de queijo, capuccino. Melissa e pia. Perfume e calmaria.


-kikks 5:18 PM

 

Recorte
Número de caracteres: 210


Eu me apaixono pelo imaginário, pelo inconsciente. A pose, a roupa, o meio, o corte, as deformidades. Pessoas que eu não conheço, com as quais não me relaciono, mas que aparecem nos meus dias e nos meus sonhos.


-kikks 5:14 PM

Wednesday, March 12, 2003

 

O Rio de Janeiro...
Número de caracteres: 0



by Andrea Marques


-kikks 10:58 PM

 

Acabo de sentir um gosto que me lembra alguém.


-kikks 10:50 PM

 

As horas
Número de caracteres: 236


Eu ainda não vi, mas li uma crítica muito interessante na Folha. No meio do texto, pulou uma frase sobre o filme, ou sobre a depressão. Fala de uma contradição profunda: “extrair a vida para que ela se realize”. Questiono alguns pontos.


-kikks 10:48 PM

Tuesday, March 11, 2003

 

Carne
Número de caracteres: 182


A Dani me cortou em cima da tábua de carne. Luz vermelha. Boa cena para o capítulo 76354 da série. O mais importante: fez bem pra mim e pra ela. Ficou lindo! (confesso: me emocionei)


-kikks 8:38 PM

 

A sensação é meio "Canalejas 40".
Eu sobrevivi.


-kikks 6:36 PM

 

Ideogramas
Número de caracteres: 658


Ontem, eu me afoguei no cigarro. Se tem alguma coisa que me deprime profundamente é ficar sabendo que o escrito foi banalizado. Letras tremidas compostas pela diversidade interior. Sentimento que vira piada de telefone. Foi foda. Hoje, eu me afundei no divã. Pela primeira vez. Depois de uma madrugada afundada em tristeza. Fui recomposta. Tem dias que eu tenho a impressão que me recomponho a cada instante – sem fazer vista grossa. O que é bom. O passo é mais firme e os olhares mais intensos. Uso óculos escuros. E tento ler a alma de quem cruza o meu caminho. É como contemplar um ideograma e tentar compreendê-lo. Onde começam os traços, para onde vão.


-kikks 6:34 PM

Friday, March 07, 2003

 

Saudade de velhas amigas juntas


-kikks 4:37 PM

 

Ju
Ana
um
copo
d'água
varanda
a espera de
um café quente
(e descafeinado)
some ginger and love


-kikks 4:35 PM

 

Depoimento público
(as palavras dele, do amigo)
Número de caracteres: 162


“minhas palavras seriam que a paixão sempre tem que estar, mas como não sempre vai ter uma pessoa onde depositar ela, é bom apaixonar-se de outras coisas também”


-kikks 4:32 PM

 

Meus pés gemem sobre o lençol branco. Como se tivessem enterrados 3m abaixo do solo. Vai ver que estão.


-kikks 6:19 AM

 

Tokimeki
Número de caracteres: 1558


Não é a primeira pessoa que diz que precisa se sentir apaixonada para estar feliz. Questiono as minhas paixões. O que chamo de obsessão da semana ou do mês ou de quanto tempo você quiser. Então, escuto um amigo dizendo à sua amiga que a paixão não precisa ser necessariamente paixão. Não com estas palavras, com as dele, é claro. Tentei condensar todas as minhas paixões em alguns segundos, enquanto ouvia a história. Não consegui. Pensei no mundo de possibilidades de paixões que fogem à paixão clássica. Nas coisas que fazem eu me sentir tokimeki no meu dia. E não parei de pensar. Lembro que acordei alucinada com o sutiã que sumiu do meu armário, da minha gaveta, do meu quarto. Logo eu, que odeio sutiãs. Logo o único sutiã que eu uso e que só uso debaixo de camisetas brancas de tecido fino, velho e quase transparente. De como isso ocupou bons minutos na minha manhã. “O que você faz quando você acorda?” Hoje, eu procurei um sutiã. Ok, assumo a minha manhã patética. Respiro. Porque lembro que antes de enlouquecer procurando o sutiã pelo qual fui apaixonada, teve resquício de sono e de sonho, aquela tentativa de lembrar o que não está mais ao da alcance memória. A quase lembrança em flashes, em luzes, em pequenos episódios que tão logo lembrados são esquecidos. Não lembrar de sonho é assim. Escuto outra voz dizendo, no meio da minha febre: “brincadeira de gatinho é assim”. Respiro. Qual é mesmo a onomatopéia para o hunhunpurrrr? É muito mais que suspiro, satisfação e uma havanete atolada de leite condensado dançando e derretendo na língua.


-kikks 6:13 AM

Thursday, March 06, 2003

 

Sustentável
Número de caracteres: 433


Rendeu uma série de coisas. De mim e da Ana, a lembrança do Arlei e dos “modelos emocionais” que encontramos no livro (e que rendeu um telefonema na manhã). Pensei nos seis acasos. E lembrei de um post it, grudado na carteira há mais de um ano, com um nome de um CD. Para que um dia qualquer eu pudesse olhar um vinil sobre um móvel e dar um berro de surpresa, de felicidade, de acaso. Olhei para Tereza com outros olhos. Os de fora.


-kikks 11:10 PM

Sunday, March 02, 2003

 

Station
Número de caracteres: 0



by Harvey Benge


-kikks 11:16 PM

 

Vital Signs
photo book
Harvey Benge

"How do we know we are alive?"


-kikks 11:08 PM

 

A luz é o tempo que se pensa.
Octavio Paz, Arbol Adentro

in Miguel Rio Branco


-kikks 11:07 PM

 

Graça
Número de caracteres: 1253


Novos comandos e devaneios. A obsessão do feriado. Foi quase sem querer que eu aprendi a colocar a luz. Dar a luz. Minha pele com novos contornos, novas cores. Agora que eu me dei conta que busquei todas as possibilidades do branco do papel. A tinta é fresca e trata-se apenas de uma mistura de tons. Lembrei de um dia que acendi um isqueiro e a chama mostrou toda a complexidade do melado, pequenas gotículas na pele e unhas coloridas. Visionei o visceral. Não aquele que faz sofrer, mas o sentimento puro. Aquela sensação de sopro sobre a pele molhada, secando, fresca. Eu daria comand+S no barulho do salto anabela descendo a ladeira. Nas imagens que estou para rever. Na brincadeira de solidão tão boa que quase dá vontade de ficar assim para sempre. De só compartilhar quando existir repertório de fato. Sem disperdício. Senso de oportunidade. Saí do psicólogo me sentindo tão leve que conseguia ouvir o barulho do ar entrando e saindo pelos peitos. A boca adormecida, de tanto falar. Uma nova postura que se mistura com essa maneira de ver e de manipular as coisas. Registros que pulam etapas e se perdem na subjetividade. Os devaneios saltam aqui e lá. E essa é a graça – em todos os sentidos – das epifanias diárias contidas no óbvio e no banal.


-kikks 11:06 PM

 

Powered By Blogger TM
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.